sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Luis Figo - Filhos do Coração


Fez as delícias de uma nação. Em breve, mais precisamente a partir de amanhã, saberemos se o jogador do Inter de Milão terá descoberto um novo dom, desta vez nas mãos. Falamos da arte da escrita, expressão artística na qual o futebolista, retirado da selecção nacional, se estreia nesta ocasião.


Tudo acontece na obra Filhos do Coração, um livro que explica a figura jurídica da adopção, tanto a pais como a filhos. A co-autoria dos textos é de Alexandra Borges, jornalista da TVI, sendo as ilustrações assinadas pela pintora Ana Cardoso.
Na cerimónia oficial de apresentação, as palavras introdutórias deste projecto da Bertrand Editora (com o apoio da Fundação Luís Figo e da TVI) serão da responsabilidade do comentador político Marcelo Rebelo de Sousa.


Os direitos de autor e as receitas de vendas de Filhos do Coração revertem a favor da ONG Touch a Live Kids, para resgatar crianças escravas do Gana e devolver-lhes a infância roubada. Aliás, a ideia deste projecto em forma de livro surgiu precisamente no seguimento de uma angariação de fundos lançada após uma reportagem de Alexandra Borges, intitulada Infância Traficada - As Crianças Escravas do Lago Votta.
A partir de então, foi como uma avalancha: a Bertrand convidou a jornalista para publicar um livro sobre as suas histórias e esta imprimiu-lhe um carácter infantil; e, finalmente, Luís Figo foi convocado para o projecto.


Filhos do Coração custarão 14,45 euros. O mote para a sua aquisição poderá ser a ideia de «ajudar a salvar os pequenos escravos do século XXI».


Pois, como explica uma passagem da obra, «o tráfico infantil não é uma brincadeira de crianças, é um negócio de gente grande. No Gana, há crianças que são vendidas pelos próprios pais, traficadas e obrigadas a trabalhar na pesca 14 horas por dia, sete dias por semana».

Sem comentários: