sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A historia dos comboios

A máquina de Nicholas Cugnot
Após várias tentativas fracassadas, Richard Trevithick, engenheiro inglês, conseguiu em 1804, construir uma locomotiva que conseguiu puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade vertiginosa de 8 km por hora usando para o efeito carris fabricados em ferro-fundido. Esta locomotiva, por ser demasiado pesada para a linha-férrea e avariar constantemente, não teve grande sucesso.
Outro inglês, John Blenkinsop, construiu uma locomotiva em 1812 que usava dois cilindros verticais que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda dentada que faziam accionar uma cremalheira. Esta máquina usava também carris de ferro-fundido, que vieram substituir definitivamente os trilhos em madeira usados até aí. Estes trilhos ou linhas de madeira tinham sido desenvolvidos na Alemanha por volta do ano de 1550, serviam carruagens que eram puxadas por animais, principalmente por cavalos mas também, por vezes, à força de braços.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Os alimentos recomendados



Os alimentos recomendados contêm baixo teor de gordura e elevado teor de fibra.Devem ser usados com regularidade;
Os alimentos a usar com moderação contêm gordura insaturada ou pequenas quantidades de gordura saturada. Por exemplo:Carne Vermelha, não mais que 3 vezes por semana;Queijos meio gordos e patês de carne e peixe, 1 vez por semana;Bolos caseiros, biscoitos e pastelaria confeccionados com margarina ou óleo polinsaturados, 2 vezes por semana;Batatas fritas, ou assadas nos óleos recomendados, 1 vez em cada quinze dias.
Os alimentos a evitar contêm grandes proporções de gorduras saturadas e / ou colesterol;
Entre nos vários grupos alimentares para saber mais...>


o que o andebol


O andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha no século XIX. Em 1920, Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, lançou as bases do andebol de 11, praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mãos. Nos países escandinavos e por razões climáticas, este desporto era praticado em recinto coberto e com 7 jogadores.
Após a Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 11 jogadores entrou em declínio, enquanto a de 7 se impunha como um desporto europeu, sobretudo nos meios escolares. O andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976. É hoje um dos desportos colectivos mais populares a nível mundial, e crê-se que o segundo desporto mais praticado em Portugal, a seguir ao futebol.

a alimentação na diabetes










A alimentação na diabetes
Fornece nutrientes
Eleva o açúcar sanguíneo
É parte do tratamento da diabetes
A comida é essencial para a vida e é um dos seus muitos prazeres. Disponibiliza os nutrientes necessários para as actividades diárias. Uma vez que os alimentos fazem aumentar o seu açúcar sanguíneo, o modo como come é uma parte importante do seu tratamento para a diabetes. Fazer coincidir a dose de insulina que toma, com a quantidade de alimentos que consome e com o exercício que pratica, é essencial para a manutenção do açúcar no sangue dentro dos limites que pretende.
A alimentação ideal para a diabetes
Pobre em gordura
Rica em hidratos de carbono, fibras e vitaminas
Benéfica para todas as pessoas
A alimentação ideal para as pessoas que sofrem de diabetes é muito semelhante à alimentação ideal para todas as outras pessoas. Uma alimentação saudável é pobre em gordura e rica em hidratos de carbono, fibras, vitaminas e sais minerais. Esta é a dieta que seria benéfica para todos. É uma boa ideia pedir ajuda ao seu nutricionista na preparação um plano de refeições adaptado ao seu estilo de vida e aos seus gostos.
Uma alimentação saudável mantém o equilíbrio
Hidratos de carbono – mais de metade
Gorduras – menos de um terço
Proteínas – cerca de 15% à redução do consumo de gorduras que sejam sólidas à temperatura ambiente.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

manuel da maia


Nasceu em Lisboa, no ano de1680 e terá falecido em 1768.

Manuel da maia, engenheiro militar foi encarregado, pelo marquês de pombal
Ministro de rei d. José, de dirigir a reconstrução de Lisboa aquando da destituição
Provocada pelo terramoto de 1755.

Manuel da maia, era ao tempo militar com o posto de general e
Simultaneamente o engenheiro-mor do reino. Para desenvolver essa tarefa seleccionou
Oficiais engenheiros e praticantes da academia militar de modo a poder apresentar as
Plantas de reconstrução da baixa da cidade.

“ O sismo teve o epicentro no mar, a oeste do estreito de Gibraltar, atingiu o
Grau 8,6 na escola de richter e o abalo mais forte durou sete intermináveis minutos. Por
Ser sábado, acorreram mais pessoas ás preces. As igrejas da trindade estavam 400 pessoas se os abalos tivessem começado mais tarde, teria havido mais vítimas, pois os aristocratas e burgueses iam á
Missa das 11 horas. Depois dos abalos, começaram as derrotas. O Tejo recuou e
Depois as ondas alterosas tudo destruíram a montante do terceiro do paço e não só. Era
O fim do mundo!”

Os incêndios lavraram por grande parte da cidade durante intermináveis dias.
Foram destruídas dias de terror. As igrejas do chiado e os conventos ficaram destruídas. A capital muitíssimo atingida pelo sismo e maremotos subsequentes. Do convento do Carmo, construindo ao longo de mais de trinta anos e terminando, provavelmente, em 1442, com o empenho e verbas do condestável Nuno alvares pereira, sobrou um amontoado de ruínas. A comunidade italiana que mandara construir a igreja do Loreto viu cair o sino da torre, e, de seguida o incêndio tudo consumiu. Ficaram os escombros quando as igrejas quanto

O que é o Prémio Nobel?

Os Prémio Nobel foram instituídos Por Alfredo Nobel, um industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento. São atribuídos anualmente no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte de Alfredo Nobel, às pessoas que fizeram pesquisas importantes.


Quais foram os 2 português que ganharam o prémio Nobel?
António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (
Avança, 29 de Novembro de 1874Lisboa, 13 de Dezembro de 1955), foi um notável médico, neurologista, investigador, professor, político e escritor português. Foi galardoado com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949, partilhado com Alter Rodolfo Heras (1881-1973).
José de Sousa Saramago (
Azinhaga, 16 de Novembro de 1922) é um escritor português galardoado em 1998 com o Nobel da Literatura. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento


Qual foi a última pessoa a ganhar o prémio Nobel?

Doris Lessing
22 de Outubro de 1919[2]), nascida Doris May Tayler, é uma escritora britânica, autora de uma obra prolífica que inclui trabalhos como as novelas The Grasse A sua obra cobre um vasto leque estilístico, indo da autobiografia à ficção científica, com claras influências do modernismo. Foi galardoada com o Prémio Nobel da Literatura de 2007, tendo a Academia Sueca apontado como razão determinante a existência na sua obra de características que fazem dela "a contadora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e uma força visionária escrutinou uma civilização dividida. Doris Lessing é a 11.ª mulher a ganhar este galardão nos seus 106 anos de história e a pessoa mais idosa que jamais o recebeu.

processador se texto



NOME: Fábio Rafael Santa Barbara de Almeida

MORADA: RUA Possidónio da Silva

Data de Nascimento: 15 /12/ 1994

Nome do Pai: Fernando Jorge Prazeres Almeida

Nome da Mãe: Ana Cristina Francisco Santa Barbara



E-mail:
fabinho_fonte.santa@hotmail.com/ slbenfica.1994@hotmail.com

COR FAVORITA: LARANJA

ANIMAL FAVORITO: CHITA

HORA E NASCIMENTO:

MUSICAS POGRAMAS TV FAVORITOS: HALLOWEN MORANGOS COM AÇUCAR, FASCÍNIOS E DEIXA-ME AMAR

O QUE QUERES VIR A SER: MECANICO

eu e sou eu

Fábio Almeida
Rua Possidónio da Silva
Porta: 18 Pátio 90
1350-248 Lisboa




Exmo.Senhor
Director de recursos Humanos
Da Santos, AS
Rua da Alegria, nº 7








Exmo.(a).Senhor

Gostaria de apresentar a minha candidatura para o cargo de assessora de
Produção que a vossa empresa anunciou na edição de 15 de Maio ultimo no “Diário dos
Açores.”


Junto envio em anexo o meu corriculo que apresenta, em promenor, a minha
Formação escolar, bem como a experiência pratica adquirida durante os estágios que
Efectuei. Contudo, gostaria de aprofundar melhor as razoes da minha candidatura numa
Possível entrevista.

Na entrevista de um próximo contacto, subscrevo-me com os melhores
Cumprimentos.





Fábio Almeida
Lisboa 5 de Maio de 2007

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Luis Figo - Filhos do Coração


Fez as delícias de uma nação. Em breve, mais precisamente a partir de amanhã, saberemos se o jogador do Inter de Milão terá descoberto um novo dom, desta vez nas mãos. Falamos da arte da escrita, expressão artística na qual o futebolista, retirado da selecção nacional, se estreia nesta ocasião.


Tudo acontece na obra Filhos do Coração, um livro que explica a figura jurídica da adopção, tanto a pais como a filhos. A co-autoria dos textos é de Alexandra Borges, jornalista da TVI, sendo as ilustrações assinadas pela pintora Ana Cardoso.
Na cerimónia oficial de apresentação, as palavras introdutórias deste projecto da Bertrand Editora (com o apoio da Fundação Luís Figo e da TVI) serão da responsabilidade do comentador político Marcelo Rebelo de Sousa.


Os direitos de autor e as receitas de vendas de Filhos do Coração revertem a favor da ONG Touch a Live Kids, para resgatar crianças escravas do Gana e devolver-lhes a infância roubada. Aliás, a ideia deste projecto em forma de livro surgiu precisamente no seguimento de uma angariação de fundos lançada após uma reportagem de Alexandra Borges, intitulada Infância Traficada - As Crianças Escravas do Lago Votta.
A partir de então, foi como uma avalancha: a Bertrand convidou a jornalista para publicar um livro sobre as suas histórias e esta imprimiu-lhe um carácter infantil; e, finalmente, Luís Figo foi convocado para o projecto.


Filhos do Coração custarão 14,45 euros. O mote para a sua aquisição poderá ser a ideia de «ajudar a salvar os pequenos escravos do século XXI».


Pois, como explica uma passagem da obra, «o tráfico infantil não é uma brincadeira de crianças, é um negócio de gente grande. No Gana, há crianças que são vendidas pelos próprios pais, traficadas e obrigadas a trabalhar na pesca 14 horas por dia, sete dias por semana».